Livro de papel (Reedição – Acompanha CD com poemas musicados.)
Reedição – Acompanha CD com poemas musicados.
Coletânea bastante original de 36 poemas e 3 adivinhas, cujo tema principal é o papel nas mais variadas formas e usos.
Estão presentes, entre outros, o papel de carta, o papel de bala, o guardanapo, a figurinha, o passe, o dinheiro, a dobradura, a partitura, o cardápio, o barquinho de papel e até o papel higiênico.
Ricardo Azevedo trabalha a linguagem dando ênfase principalmente na rima e no ritmo bem marcado, embora também use outras formas e recursos poéticos. São brincadeiras verbais em que objetos comuns aparecem apresentados de maneira inusitada, descritos de forma não convencional, gerando surpresa e humor.
Copia tudo que vêx,
repete tudo que encontrax,
devia ter outro nomex,
mas agora não tem jeitox,
pois é o povo que dix,
pois é do povo essa vox,
que insiste em queres chamarx,
fotocópia de xerox.
Os poemas estão acompanhados de ilustrações coloridas de vários tamanhos que conversam com os textos, ora acrescentando algo, ora os interpretando ou reinterpretando. Esta feliz associação entre linguagem verbal e visual tem a capacidade de criar imagens e novos significados para aquilo que é conhecido. É o caso do poema Partitura:
Ela flutua no ar,
ela vive no compasso,
ela passa e não se vê,
é flor que cresce no espaço,Ela existe e ninguém pega,
ela é corpo transparente,
ela é castelo invisível,
é sonho fora da gente.Essa pintura impalpável,
essa impossível escultura,
pára só quando o maestro
escreve uma partitura.
O desenho de página inteira que o acompanha, mostra uma partitura cujas notas musicais são passarinhos. Pelo trabalho com a linguagem e pela vivacidade do conjunto, que tem a capacidade de atiçar a imaginação, esta obra é recomendada para crianças com domínio de leitura e para ser lido aos que ainda não foram alfabetizados.